Sustentabilidade na Indústria da beleza

Sustentabilidade na Indústria da beleza

Conheça ações sustentáveis que chegam até a sua penteadeira

 

Desde os primórdios que nós gostamos de cuidar da nossa aparência, seja no cinema, no tapete vermelho e cada vez mais no nosso próprio dia a dia. Os produtos de beleza são peças importantes na hora de nos apresentarmos e expressarmos a nossa personalidade. Todos querem se sentir mais bonitos! 

A cada ano esse exército ganha novos adeptos, com isso, o aumento contínuo da produção destes produtos tem colocado a indústria para pensar em alternativas que além de nos embelezar protejam o nosso planeta, causando mudanças que vão desde a captação dos ingredientes, formas de produção e novas embalagens.

 

Muitas destas mudanças vêm acontecendo principalmente com o entendimento dos consumidores pela preservação dos recursos naturais e geração de lixo, que é crescente a cada geração.

 

Para concretizar estas demandas, existem vários pilares em ação que fazem com que os resultados cheguem até você, opções já palpáveis na hora da compra, acompanhe:

 

 

Embalagem Sustentáveis

Cada vez mais elaboradas e bonitas, as embalagens são um show à parte na hora de escolher o seu novo produto de beleza.

Muitas vezes difíceis de reciclar por se tratar de uma mistura de componentes, o que infelizmente, faz que a maioria delas vá parar no meio ambiente. 

Nadando contra a corrente, algumas ações podem ser destacadas pensando em economia, praticidade e principalmente no futuro.

  • A Dior reduziu o tamanho e o volume de suas embalagens. Os frascos da linha Capture Totale C.E.L.L. agora são feitos com vidro reciclável e os elementos podem ser separados (dá para desparafusar a válvula pump) para facilitar a reciclagem. 

  • Clarins tem um compromisso de entregar 100% de suas embalagens recicláveis até 2025, a marca está constantemente reformulando suas embalagens para reduzir ao máximo seu impacto, e está trabalhando ativamente para limitar o uso de plástico. 

 

  • O Absolue de Lancôme é recarregável através de um sistema de recarga de cápsulas. Graças a Absolue, Lancôme eliminou, desde 2018, 250 toneladas de vidro - o equivalente em vidro a mais de duas pirâmides do Louvre.

  • Uma outra alternativa inteligente e econômica são as embalagens refiláveis de fragrâncias, Giorgio Armani Parfums já traz esta opção sustentável em suas fragrâncias recarregáveis como Acqua Di Gio Perfume para eles e My Way para elas.

 

  • A marca Espanhola Victorio & Lucchino utiliza mais de 93% de ingredientes naturais e embalagens com certificado FSC®. O selo FSC® garante que a madeira utilizada em determinado produto, como embalagens de papel cartão, seja oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes.



Microplástico

Diversos produtos usados para esfoliação e renovação da pele usam microesferas plásticas e literalmente escorrem pelo ralo após o uso, acabando por lagos, rios e oceanos. 

Microesferas iniciam uma longa viagem da prateleira da loja até acabarem ingeridas por peixes e humanos, muitas vezes após absorverem diversas toxinas.

  • Mas este problema é resolvido, quando ações responsáveis trocam microplástico por ingredientes naturais como é o caso do Esfoliante Facial Rose Scrub de Lancôme que traz grãos de açúcar negro estremamente benéfico para a pele além de biodegradável. 

Desperdício de água

Quando pensamos em um produto de beleza, a água com certeza não é o primeiro componente que nos vem à mente, porém é o ingrediente principal em uma gama de cosméticos. Com o aumento da população global e a agricultura, o consumo de água tem sido um assunto constante nas reuniões sobre sustentabilidade.

  • A marca vegana B.O.B utiliza o conceito Waterless, é um movimento que vem tornando produtos da indústria da beleza mais sustentáveis. Quando a gente tira a água dos cosméticos, eles ficam mais concentrados e mais eficientes, e duram mais, o que acontece com as barras. Na produção das barras, não tem desperdício de água potável - esse recurso natural é cada vez mais escasso. 





Produção de carbono

Produtos domésticos como fragrâncias, desodorantes e sprays de cabelo são responsáveis por parte dos gases gerados em grandes cidades. Mas além disso, ingredientes derivados de combustíveis fósseis usados na produção e embalagens também contribuem para o aumento da poluição por carbono. Este tipo de poluição é responsável pelo aumento da temperatura média do planeta, considerado um problema grave por especialistas.

  • Entre uma das diversas ações que a Clarins tem com a proteção de ecossistemas e preservação de espécies ameaçadas vem o reflorestamento. Já são 536.000 árvores plantadas graças ao programa Seeds of Beauty.

  • Lancôme entregará até 2025 100% das rosas orgânicas e 60% serão de origem francesa, limitando o impacto do transporte até os locais de produção. 




Fornecimento ético, humano e ambiental

O fornecimento antiético de produtos pode ser atribuído à grande maioria das empresas globais de cosméticos. No entanto, algumas empresas, principalmente no mercado de luxo, lideraram um movimento em direção ao desenvolvimento sustentável à medida que as necessidades dos clientes mudaram e o consumismo ético cresceu. Estratégias sustentáveis ​​possibilitam o florescimento de iniciativas éticas, ambientais e ecológicas. Uma grande mudança que favorece matérias primas fornecidas com responsabilidade valorizando o trabalho humano em comunidades. 

  • Em Dior, por exemplo, os excepcionais jardins de flores perfumadas em Grasse aos jardins de cuidados com a pele, nossos parceiros de longa data cultivam essas preciosas flores de acordo com os princípios da agricultura orgânica, buscando a melhor qualidade para os ingredientes da Maison. O objetivo com estes jardins é avançar com práticas agrícolas regenerativas de forma a ter um impacto positivo na biodiversidade e nas comunidades que as cultivam, procurando também aumentar ao máximo a proporção de certificação orgânica nos outros canais restantes.

  • Clarins já utiliza 40% de suas plantas em cultivo orgânico, sua produção através do Domaine Clarins no coração dos Alpes comprova sua preocupação com a agricultura que respeita o meio ambiente.

  • Todas as principais matérias-primas utilizadas por Lancôme serão obtidas de forma socialmente responsável e sustentável até 2030: até agora, ingredientes como a Rosa Isparta, Aloe Vera, Manteiga de Karité, Centella e Óleo de Argan já fazem parte dos nossos programas de solidariedade.



Estas práticas e produtos são o que verdadeiramente representa o futuro da beleza.

Já que cuidamos tanto dos nossos corpos, saúde e beleza, porque não fazer escolhas sustentáveis?

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